Por: Susana Galante
Sofia Martins e Cândida Santos são as campeãs nacionais universitárias de ténis de mesa e estão agora a representar a UBI no campeonato europeu
A Universidade de Nis, em parceria com a European University Sports Association (EUSA), está a organizar a terceira edição do campeonato europeu universitário de Ténis de Mesa 2009. Uma competição exclusiva para alunos universitários e com prestígio a nível internacional que decorre entre 22 e 25 de Julho na cidade de Nis, na Sérvia.
Sofia e Cândida, ambas alunas do curso de Ciências do Desporto da UBI, estão a representar a academia na vertente de pares e individual.
O facto de estarem a competir longe de casa não as intimida, o objectivo é dar o seu melhor e obter uma boa classificação. As atletas partilham a vontade de trazer a medalha de ouro para a academia apesar de ser uma tarefa complicada porque desconhecem o nível dos adversários.
Durante três semanas prepararam-se para o desafio treinando intensivamente cerca de duas a três horas por dia. Manuel Marques, jogador veterano de ténis de mesa, apoiou as desportistas durante os treinos.
Sofia Martins esteve afastada da modalidade durante 10 anos e voltou a treinar esta temporada por brincadeira. Cândida Santos, agora com 21 anos, já pratica ténis de mesa desde os seis anos de idade.
Representar a Universidade é um motivo de orgulho e responsabilidade para as alunas mas também uma forma de agradecer o apoio que a academia lhes está a proporcionar. Segundo Sofia Martins “é de louvar o apoio intensivo que a Secção Desportiva nos tem oferecido, se não fosse pela Rosa Domingues e pelo Diogo Azevedo não estaríamos no europeu ”.
Enquanto coordenador da Secção Desportiva da AAUBI, Diogo Azevedo admite que esta participação no campeonato europeu é a recompensa de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Todas as despesas previstas, deslocações, alojamento, alimentação e equipamentos são financiadas pela reitoria e pelos Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI).
Diogo Azevedo acredita que foi todo um trabalho preparado com pormenor e só foi possível com o profissionalismo e dedicação da responsável pelo Sector da Cultura e Desporto dos SASUBI, Rosa Domingues. Para o coordenador da Secção Desportiva “a experiência que a Rosa tem facilita imenso a planificação segura numa prova deste tipo, sem ela não seria possível”.Levar o ténis de mesa além fronteiras é já uma vitória para as atletas visto que é uma modalidade que carece de apoio a nível nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário