sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Diário do Europeu | Dia 2

Eram cerca das 9h30 quando fomos tomar o nosso pequeno almoço. Num primeiro contacto com a gastronomia Sérvia, tenho a informar-vos que não era das mais apetecíveis, tal era a diferença de alimentos quando comparada com a de Portugal.
Após o “repasto”, partimos numa visita a cidade de Nys, acompanhados de uma guia, desportistas russos e os chefes de delegação da Universidade da Madeira, dos quais criámos já um laço de amizade. Cidade típica do leste da Europa é referenciada como a principal cidade de industrialização do país. Tempo para mais umas fotos, em pontos chave, desta cidade com experiência na organização de competições europeias universitárias. O desporto rei neste país, como tivemos a possibilidade de perceber é o voleibol, tal era a quantidade de voleibolistas com que nos deparámos e as publicidades e cartazes de eventos desta modalidade nesta cidade!

À hora de almoço, tempo para mais uma batalha com a gastronomia da Sérvia – não conseguimos adaptar-nos a estas ementas, é uma verdade. Após o almoço, e depois de uma caminhada pela cidade na parte da manhã, ficámos a repousar nos quartos do alojamento.
Às 17h00 foi tempo para um treino, de forma a afinar todos os aspectos técnicos, tácticos e de entendimento para a competição de pares.
Às 21h30 realizou-se a primeira reunião técnica do evento. Uma reunião do qual as equipas portuguesas neste campeonato, presentes na reunião (UBI e U. Madeira) foram protagonistas. O comité organizador tinha convidado ambas as equipas para realizar o evento de equipas, onde haveria possibilidade de obter um bom resultado para Portugal, mas o comité executivo da EUSA e o responsável da Federação do Desporto Universitário da Sérvia proíbiram que tal sucedesse, com a desculpa que o regulamento apenas permitia a entrada neste evento a equipas com o mínimo de 3 elementos. Este ano, ao contrário do que sucedia em edições anteriores, alteraram este regulamento durante a reunião técnica, sendo as equipas portuguesas as ùnicas não representantes neste evento, na totalidade das equipas presentes. Como pedido de desculpas, e numa forma de redimir o seu erro, o comité organizador, após uma breve reunião privada, decidiu que a UBI e a Universidade da Madeira não pagariam estes 2 dias de despesas (alojamento e alimentação). Fica assim adiada por 36 horas o nosso início de competição.
Mas nem tudo são más notícias! Fora do inicialmente previsto é com agrado que vos comunico que as nossas duas desportistas irão participar na competição de pares mistos, fazendo par com a Universidade da Madeira. Assim, Sofia Martins (UBI) junta forças com Vitaly Efimov (U. Madeira) campeão nacional universitário individual masculino e Cândida Santos com Afonso Vilela, 4° classificado nos CNU’s 2009. Esperamos assim em conjunto, competir em mais um evento, aumentando as possibilidades de pódio para o nosso país e para a UBI.

Vidimo se! (Ate já)

Sem comentários:

Enviar um comentário